sexta-feira, 6 de junho de 2008

Influência das cores nos alimentos


“Quanto mais colorida for uma refeição, mas nutrientes ela contém”

O poder das cores vai muito além da atração visual, tem influência direta no organismo. As cores indicam nutrientes específicos

Brancos - ricos em cálcio e potássio responsáveis pela formação e manutenção dos ossos, ajuda na regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o sistema nervoso e dos músculos. Fonte: leite, queijo, couve-flor, batata, cogumelo, arroz e banana.

Vermelho - indica a presença de licopeno, substância antioxidante, protege contra o aparecimento do câncer de próstata e favorece à circulação sanguínea. Fonte: morangos, goiaba vermelha, melancia, tomate, caqui, framboesa, cereja, amora.

Arroxeados / Azulados – retarda o envelhecimento, neutraliza as substâncias cancerígenas. Fonte: uva, ameixa, figo, beterraba e repolho-roxo e outros.
Amarelos e Alaranjados - contém betacorateno, vitamina B3, antioxidante, ajuda no sistema nervoso, protege o coração, preveni o câncer de mama. Fonte: laranja, mamão, cenoura, manga, abóbora, pêssego e damasco.

Marrons - indica a presença de fibras, vitaminas do complexo B e E, melhora o funcionamento do intestino, combate a obesidade, a depressão, preveni contra o câncer e doenças cardiovasculares. Fonte: nozes, aveia, castanhas e cereais integrais.

Verdes - ricos em clorofila e vitamina A, têm o efeito anticancerígeno, protege o coração, melhora a aparência dos cabelos e pele, desintoxicam as células e inibem os radicais livres (substâncias que danificam as células e causam doenças ao longo da vida). Fonte: vegetais folhosos, pimentão, salsão, ervas e outros.

Nenhum comentário: